top of page
background_site.jpg
  • Por que o CLICKTEST é diferente dos produtos concorrentes?
    O CLICKTEST da MAXXIMED é o melhor e mais seguro indicador biológico do mundo. Por não possuir ampola de vidro, o seu manuseio se torna totalmente seguro e sem quaisquer riscos de acidentes. Com exclusivo e inovador sistema de ativação, em que é possível acionar o dispositivo com apenas uma das mãos, o produto proporciona simplicidade e agilidade no uso diário.
  • Todos os produtos da MAXXIMED são recicláveis?
    Sim. Com o intuito de contribuir para evitar acidentes de trabalho no segmento da saúde envolvendo vidro na composição de produtos biológicos – e consciente de seu descarte inadequado –, a MAXXIMED foi pioneira ao construir todas as suas soluções com materiais 100% recicláveis, seguros, leves, fáceis de manusear e responsavelmente sustentáveis.
  • Por que escolher ampolas em polipropileno?
    O Indicador Biológico CLICKTEST é desenvolvido com materiais recicláveis, oferecendo menores danos ao meio ambiente. Ao contrário dos concorrentes que utilizam vidro na composição da ampola, que dificulta o manuseio e pode causar graves acidentes, as ampolas em polipropileno da MAXXIMED são leves, simples de usar e totalmente seguras.
  • Por que eu devo optar pelo BOWIE & DICK da MAXXIMED?
    Por ser a única do mercado a possuir material impermeável em seu pacote pronto e seu tamanho compacto (9,5cm X 9,5cm). Esses diferenciais contribuem para o aumento significativo do nível de barreira para o agente esterilizante, facilitam o armazenamento em estoques e auxilia na redução do volume de descartáveis.
  • Onde posso comprar os produtos da MAXXIMED?
    A linha de produtos MAXXIMED é comercializada por meio de representantes oficiais da empresa. Para entrar em contato com um de nossos representantes, clique aqui, nossa equipe comercial irá direcioná-lo ao Distribuidor que atende sua região.
  • A minha região não possui representante oficial da MAXXIMED. O que devo fazer para comprar os produtos?
    Caso a sua região ou país ainda não seja contemplado com representantes oficiais da MAXXIMED, entre em contato direto conosco: (11) 4251-0714.
  • Não tenho mais acesso à bula e tenho dúvidas de utilização. Onde encontro informações técnicas do produto?
    Todos os produtos MAXXIMED são acompanhados de bulas físicas e possuem bulas online. Para acessá-las basta entrar no menu "PRODUTOS", acessar o menu do produto de seu interesse, e clicar no botão "Manual". Simples, você fará o dowload do arquivo no formato PDF para salvar em seu dispositivo ou imprimí-lo.
  • Quais os indicadores que devem ser utilizados para monitorar processos de esterilização por vapor saturado?
    Indicadores físicos que realizam a leitura de parâmetros físicos (pressão, temperatura e tempo); Indicadores químicos: tipo 1 – I.Q externo de exposição para diferenciar os materiais processados dos não processados; tipo 4, 5 e 6 – I.Q interno para avaliar o resultado do ciclo de esterilização no interior de cada unidade (pacote, caixa, contêiner, etc.); e indicadores biológicos para comprovar a letalidade microbiana do processo.
  • Quando devo usar o indicador biológico?
    A RDC 15, da ANVISA preconiza que seja realizado diariamente no primeiro ciclo de esterilização e também em toda carga que contenha implantes.
  • Quando e como ativar o indicador biológico CLICKTEST?
    Deve-se aciona-lo apenas no momento da incubação. Segure a ampola pressione a tampa para baixo até ouvir um “click”, o lacre retentor do meio de cultivo será rompido; agite a ampola até que todo o liquido (meio de cultivo) desça e entre em contato com a tira portadora de esporos contida no fundo da ampola; e incube o indicador biológico.
  • Qual a função do indicador biológico usado como positivo ou controle?
    Comprovar se as condições de incubação (temperatura e tempo) estão corretas, aferir a viabilidade dos esporos e a capacidade do meio de cultura em promover a germinação dos esporos.
  • Por que o líquido do indicador biológico mudou de roxo para amarelo após a incubação?
    Esta mudança de cor ocorre pela alteração de pH da solução, resultante de atividade/crescimento microbiano e ciclo de esterilização falho. O líquido (meio de cultura) não deve mudar de cor, pois o esperado é que os microrganismos tenham sido destruídos no processo de esterilização.
  • Por que o indicador biológico apresenta pouco líquido (meio de cultura) após ser acionado?
    Após o acionamento do indicador e antes da incubação mantenha a ampola em posição vertical (em pé), para evitar que o líquido retorne e fique aprisionado entre as paredes da ampola. Se isso ocorrer, agite a ampola novamente para que todo o líquido preencha o fundo.
  • Quando e como usar o teste Bowie e Dick?
    O teste Bowie-Dick deve ser realizado diariamente, conforme preconizado pela RDC 15, da ANVISA e antes da primeira carga processada. Após o ciclo de pré-aquecimento anote no pacote Bowie e Dick os dados de identificação (autoclave, número do ciclo e data). Posicione o pacote em posição horizontal na câmara 10. /20CM acima do dreno e próximo a porta. Acione o ciclo e ao final do mesmo retire o pacote teste Bowie e Dick e verifique se o indicador químico externo mudou da cor rosa para a cor marrom/preta em seguida, abra o pacote retire e faça a leitura dos resultados da folha alerta e da folha teste. Resultado aprovado - autoclave liberada para executar os ciclos de esterilização. Anote na folha teste os dados e registre em livro de controle.
  • Qual a finalidade do teste Bowie & Dick?
    O Teste Bowie-Dick destina-se à monitoração de ciclos de esterilização em autoclaves a vapor onde detecta fugas de ar, remoção de ar inadequada e a penetração de vapor em esterilizadores assistidos por vácuo.
  • Qual a importância do indicador biológico na monitorização da esterilização?
    Os indicadores biológicos são classificados como a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
  • O que é um pacote teste desafio?
    O pacote teste desafio é um representante desafiador do processo de esterilização. É dentro dele que inserimos a ampola do teste biológico com um indicador químico.
  • O Indicador Biológico controle não está positivando. O que devo fazer?
    - Verifique se o acionamento do Indicador Biológico foi correto e se todo o líquido caldo nutriente desceu por completo. - Verifique a temperatura de sua incubadora. Na barra superior (preta) da tela principal, verifique se a temperatura está correta: 60°C (+/- 2°C) para Vapor, VH2O2 e Formaldeído ou 37°C (+/- 2°C) para ETO. Altere se for necessário. - Verifique se houve queda de energia durante o uso. A queda de energia pode implicar na oscilação da temperatura, que ocasiona a alteração do resultado do processo.
  • A incubadora está pedindo a senha para ajuste de cadastro e alteração da data e hora, o que devo fazer?
    Solicite a senha ao seu representante ou acesse a área exclusiva do distribuidor com login e senha em nosso site.
  • Como obter a senha para realizar ajustes/ alterações/ operações na incubadora?
    Contate seu fornecedor/ representante e informe o número de série do equipamento ou acesse a área exclusiva do distribuidor com login e senha em nosso site.
  • Como acessar a Área Exclusiva do Distribuidor?
    Para acessar a Área Exclusiva do Distribuidor é rápido e simples: Faça o login em nosso site; Acesse a Área do Distribuidor; Clique no botão "ÁREA EXCLUSIVA"; Selecione a pasta com seu código (se não sabe seu código ainda, solicite ao vendedor responsável pelo seu atendimento); Pronto, você terá acesso aos documentos disponibilizados exclusivamente para você e sua equipe. Atenção: Não compartilhe seu código com ninguém, apenas com a equipe que terá acesso à Área Exclusiva do Distribuidor. Caso tenha problemas com o acesso, informe o vendedor responsável pelo seu atendimento, para autorizarmos seu acesso à página. Se tiver alguma dúvida, acesse o “Guia Rápido – Área Exclusiva do Distribuidor” (em anexo)
  • O que fazer se a impressora não estiver se comunicando com a incubadora?
    Desligue a incubadora e a impressora e desconecte todos os cabos (cabo de energia e cabo USB). Aguarde 01 minuto, conecte o cabo USB da impressora na incubadora novamente. Ligue a impressora na tomada e aperte o botão "power" até o led azul piscar e, posteriormente, ligue a incubadora novamente.
  • A impressora desconfigurou o modo de impressão, o que fazer?
    Desligue a impressora e desconecte o cabo USB da incubadora. Retire a bateria da impressora (compartimento na parte inferior) e após 30 segundos ligue novamente (Reset). Posteriormente, conecte o cabo USB na incubadora.
  • Por que é preciso configurar os cadastros de usuários e equipamentos?
    Atender à RDC 15 da ANVISA, que dispõe sobre rastreabilidade do processo de esterilização.
  • A impressora deixou de funcionar e preciso imprimir os resultados, como resolvo isso?
    Exporte o(s) resultado(s) desejado(s) para o pen drive e imprima em uma impressora de sua preferência. Para isso, na tela inicial clique na seta inferior; abrirá a lista (registro) de incubações realizadas. Identifique a incubação desejada e aperte o ícone para salvar em PDF. Após concluído, retire o pen drive da incubadora e conecte em um computador e faça a impressão.
  • Qual a diferença entre "Exportar CSV" e "Exportar PDF”?
    O formato CSV salva arquivos tipo planilha (Excel) e não contempla imagens; em PDF os arquivos são idênticos aos originais, inclusive com imagens.
  • Perdi o pen drive que acompanha a incubadora, mas preciso exportar os resultados das incubações, como proceder?
    Pode ser utilizado outro pen drive.
  • A incubadora está oscilando o funcionamento/ não está ligando, o que devo fazer?
    Certifique-se que não há oscilação de energia na rede de energia utilizada. É recomendada a utilização do equipamento com nobreak/ régua estabilizadora.
  • Por que devo usar um nobreak de boa capacidade para ligar a incubadora?
    A incubadora não tem bateria interna, dessa forma, quando há queda ou oscilação brusca da energia a incubação pode ser perdida. O nobreak assegura o funcionamento uniforme.
  • Posso incubar simultaneamente Indicadores Biológicos com tempos diferentes (de 20 minutos e de 3 horas, por exemplo)?
    Sim, basta configurar a cavidade de incubação com o tempo correspondente ao Indicador Biológico.
  • As cavidades da incubadora fazem a leitura dos Indicadores Biológicos de qualquer tipo de esterilização?
    É possível realizar a leitura dos Indicadores Biológicos nas cavidades de forma intercalada, desde que seja esterilização por vapor, plasma ou formaldeído, pois a leitura é realizada na mesma faixa de temperatura (60º). Para isso, selecione a velocidade de resposta equivalente ao Indicador Biológico que será colocado na cavidade, e a leitura seguirá normalmente.
  • A incubação está em andamento, mas estou em dúvida se inseri os dados corretos, o que fazer?
    Na tela principal, clique na imagem do Indicador Biológico que está sendo incubado; aparecerá uma tela com todas as informações inseridas.
  • Foi inserida uma informação incorreta. É possível alterar os dados depois de iniciada a incubação?
    Não, é necessário abortar/ cancelar a incubação e recomeçar todo o processo de cadastro.
  • Porque a Maxximed utiliza cores diferentes nas embalagens de seus produtos?
    Para facilitar na identificação do produto durante seu armazenamento e na utilização do usuário final. Por exemplo, o Indicador Biológico Vapor 20 minutos possui sua embalagem, manual e tampa da ampola azul, enquanto o Indicador Biológico Vapor 1 horas, possui sua embalagem, manual e tampa da ampola rosa. Essas características, foram propostas para facilitar o manuseio do usuário final, mas recomendamos que o usuário sempre leia o manual e embalagem antes da utilização do produto e verifique o tempo de resposta e tipo de esterilização que o produto deve ser usado.
  • Preciso instalar algum programa para fazer a leitura do Qr-code das Incubadoras Lummina Pro 8 e Lummina 4?
    Não é necessário utilizar um programa específico para fazer a leitura dos Qr-codes das Incubadoras Lummina Pro 8 e Lummina 4. Faça a exportação de todos os resultados para softwares do mercado com tecnologia Qr-code.

PERGUNTAS FREQUENTES

bottom of page